IPTU 2019 (Prefeitura) — Consulta, Valor, 2 Via, Pagamento

Dentro de cada município existem uma série de tributos que o contribuinte precisa pagar para conseguir viver em acordo com as leis da cidade e para está com seu imóvel regularizado todo proprietário deve realizar o pagamento do IPTU 2019.


Quando pagamos o IPTU nos tornamos contribuintes da Prefeitura, já que como pessoas físicas ou jurídicas possuímos qualquer tipo de imóvel registrado.

Nesse artigo você poderá acompanhar um pouco mais sobre o IPTU 2019, imposto cobrado sobre os imóveis do município e ficar por dentro de dicas para facilitar a regularização do seu imóvel. Confira Agora!

O que é o IPTU 2019?


O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano, um tributo que deve ser pago por todos os que contém imóveis: o tributo é cobrado pelo município sobre todas as propriedades imobiliárias (casas, prédios comerciais, industriais, terrenos, etc).

IPTU 2019

A Prefeitura tem o direito de cobrar o IPTU do seu imóvel quando, por exemplo, você vive em um local com calçamento, água canalizada, sistema de esgoto, rede de iluminação pública, serviços de saúde e educação nas proximidades.

Leia Também:

É justamente por esse motivo que é quase impossível alguém não pagar o IPTU, já que na maioria das casas existe a disponibilização dos serviços básicos residenciais pelo Estado.

Como consultar o valor do IPTU?

IPTU 2019Como pode ser calculado o valor cobrado no IPTU 2019? Bom, primeiro, o valor considerado será o valor venal do imóvel. O valor venal do imóvel diz respeito ao valor sobre o qual ele foi comercializado. Além disso, também serão considerados o tipo do imóvel, as características do terreno, do bairro, entre outros distintos fatores, que acabam variando de acordo com o município.

O imposto pode variar muito de cidade para cidade, já que em alguns municípios existem alíquotas e IPTU que variam devido ao uso do imóvel: se é residencial, comercial ou um terreno em construção.

O cálculo do IPTU também se aplica a idade do imóvel (progressividade de alíquota de tempo). Para firmar o cálculo, costuma-se baratear o imposto assim que o imóvel se torna mais desvalorizado com o passar do tempo.

Você já viu a importância do imposto dentro da organização da cidade, mas ainda não viu o que implica em caso de não pagamento da fatura! Não pagar o IPTU 2019 acarreta em:

  • Multa;
  • Juros;
  • Atualização monetária;
  • Inscrição no Cadin municipal;
  • Inscrição da Dívida Ativa;
  • Levar o imóvel a leilão.

Acontece muito de uma pessoa adquirir um imóvel, receber a escritura de compra e venda, tem todos os títulos registrados perante o cartório, mas sem informas as transferências para a Prefeitura do município.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Quando isso acontece, esse proprietário deve atualizar todos os dados de escritura, mantendo em ordem toda a sua documentação imobiliária. Dessa forma, o sujeito acabará se tornando um contribuinte da prefeitura e por isso precisa estar dentro dos conformes

Como emitir 2 via IPTU?

IPTU 2019Cada município é responsável pela maneira com que emite e envia o valor do imposto aos contribuintes. O mesmo acontece na retirada da 2 via IPTU 2019. Para esclarecer todas as suas dúvidas é importante que você vá à Secretaria da Fazenda da sua cidade, podendo assim obter mais informações.

Em alguns municípios é possível ter acesso à segunda via do IPTU 2019 através do portal oficial do município, onde para emitir é necessário:

  • Acessar o portal da sua cidade;
  • Entrar com seus dados;
  • Emitir o boleto.

Caso esta informação não tenha servido para você, entre em contato com a Secretaria da Fazenda na sua cidade.

Como efetuar o pagamento do IPTU?

IPTU 2019Em se tratando do pagamento, cada município também é organizado de uma maneira. Em alguns municípios, o carnê do IPTU é entregue em casa, pelos Correios.

Caso você não recebe o carnê em sua residencia, também é possível emitir o boleto pelo portal da cidade, ou comparecendo à Secretaria da Fazenda do seu município.

E para realizar o pagamento do IPTU 2019 do seu imóvel você deverá levar o carnê ou o boleto correspondente ao pagamento mensal, podendo receber desconto sobre o valor total, optando por realizar o pagamento em cota única.

Leia Também:

Para pagar o IPTU 2019, você tem as seguintes opções:

  • Casas lotéricas;
  • Terminais bancários;
  • Internet Banking.

Este artigo teve intuito de esclarecer algumas das suas dúvidas quanto ao imposto imobiliário, onde é importantíssimo para todo cidadão que já possuem ou quer adquirir um imóvel.

Se suas dúvidas sobre o IPTU 2019 persistirem, entre em contato conosco através dos comentários pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 (Prefeitura) — Consulta, Valor, 2 Via, Pagamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *