IPTU 2019 UBERLÂNDIA → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Um dos tributos municipais mais importantes, o IPTU 2019 Uberlândia é aguardado pelos contribuintes que são proprietários de terrenos ou de imóveis localizados na zona urbana da cidade, sejam eles residenciais ou comerciais.


O IPTU Uberlândia oferece todos os anos a estes contribuintes a opção de escolher entre efetuar seu pagamento à vista, por meio de parcela única com o valor total do tributo, ou pagar de modo parcelado.

De suma importância para o bom funcionamento da cidade, o imposto precisa ser conhecido em essência pelos contribuintes, e por este motivo, nas próximas linhas deste artigo nós vamos mostrá-lo em detalhes. Preste muita atenção!

IPTU 2019 UBERLÂNDIA


Cobrado segundo o que está estipulado pelo Artigo 156 da Constituição Federal do Brasil, o IPTU Uberlândia é de competência da prefeitura do município, que faz a cobrança de contribuintes pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

IPTU 2019 UBERLÂNDIA

O valor arrecadado é direcionado para os cofres públicos, que redirecionam para obras de infraestrutura da cidade, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos para a população como um todo.

As receitas geradas pela cobrança do IPTU 2019 também servem para que a prefeitura possa pagar por diversos serviços que são de fundamental importância para garantir que a cidade continue funcionando plenamente.

Leia Também:

Serviços como a coleta de lixo, a varrição de ruas e de avenidas, o recapeamento de vias públicas e a manutenção da iluminação pública, entre outras coisas, são garantidos pelo valor arrecadado através do IPTU Uberlândia.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Uberlândia

Como se trata de um tributo de importância vital para a cidade como um todo, o IPTU Uberlândia 2019 precisa estar sempre com seus pagamentos em dia, exigindo maior controle, maior organização e melhor programação por parte do contribuinte.

O carnê com as guias de pagamento é enviado pela prefeitura de Uberlândia através dos correios, e para os casos em que ele se extravie, ou que seja perdido, será dada ao contribuinte a oportunidade de emitir a segunda via IPTU Uberlândia. Confira:

IPTU 2019 UBERLÂNDIA


Passo 01. O procedimento é bem simples, bastando a ele acessar o seguinte link oficial da prefeitura: www.portalsiat.uberlandia.mg.gov.br.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 02. Todos os campos em branco que surgirão na tela inicial deverão ser preenchidos pelo contribuinte, que deverá, em seguida, procurar clicar na opção “Pesquisar”, para que as guias sejam visualizadas e emitidas.


Consulta IPTU 2019 Uberlândia

O contribuinte precisará ter sempre seus débitos referentes ao imposto em dia, e para garantir isto, será fundamental programação e organização de sua parte, e a melhor forma será por meio da consulta do valor do IPTU Uberlândia.

O procedimento para consultar o valor IPTU 2019 Uberlândia é bastante simples, sendo basicamente o mesmo utilizado para efetuar a solicitação da emissão de segunda via do tributo que foi mostrado no tópico anterior.

Por meio desta consulta, será muito mais fácil para o contribuinte, especialmente para o que optou por fazer o pagamento parcelado, controlar os valores e se programar para efetuar os pagamentos sempre dentro das datas de vencimento, evitando quaisquer tipo de sanções e multas por atraso.

Pagamento IPTU 2019 Uberlândia

IPTU 2019 UBERLÂNDIA

Como já foi dito anteriormente, o valor do IPTU Uberlândia poderá ser pago de modo parcelado ou à vista, por meio de parcela única, com desconto, e será importante demais, especialmente para quem decidiu pagar parcelado que se observe atentamente as datas de vencimento.

Além do mais, será muito importante também que o contribuinte saiba como pagar o IPTU 2019 Uberlândia, que poderá ser pago por meio dos boletos dentro do carnê enviado pela prefeitura pelos correios.

Ele poderá ser pago em casas lotéricas ou em qualquer agência bancária de alguma das instituições autorizadas a receber o tributo. São elas as seguintes:

  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil.

Haverá também a possibilidade de pagamento por meio de débito em conta-corrente (será necessário verificar a disponibilidade do serviço) ou por meio do código de barras que aparece no boleto de pagamento.

Em todos os casos, será importante que o contribuinte se esforce para manter os pagamentos do imposto sempre rigorosamente em dia, para evitar a cobrança de multas por atraso e também para evitar qualquer tipo de ação judicial por parte da prefeitura do município.

Importante demais para a saúde financeira da cidade, mais importante ainda para as obras de infraestrutura e para os serviços mais básicos, o IPTU Uberlândia 2019 pode ser considerado como peça fundamental para a manutenção do bom funcionamento da cidade em todos os sentidos.

Leia Também:

Portanto, o contribuinte não poderá se esquecer de fazer seu pagamento em hipótese alguma, pois além de evitar os problemas já citados, ele também garantirá o bom cumprimento de seu papel como cidadão responsável pela sua cidade.


O IPTU Uberlândia é o tributo mais importante para a cidade, e o contribuinte precisa ter consciência disto hoje, amanhã e sempre! A cidade agradece!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas e opinião acerca desse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *