IPTU 2019 SP → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Todo o início de ano os contribuintes paulistanos se preparam para pagar os principais impostos anuais, sendo que um dos principais é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, também conhecido como Imposto Predial Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU 2019 SP.

Muito importante, o IPTU SP gera grande expectativa nos contribuintes de São Paulo, mobilizando as atenções todo o início de ano, sendo parte fundamental das contas familiares da maior parte das pessoas.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo nós vamos procurar esclarecer todas as informações importantes relacionadas ao IPTU São Paulo, tais como para que ele serve, quais são os procedimentos para emitir a 2 via, como realizar as consultas de valor e muito mais. Preste muita atenção!

IPTU 2019 SP

Imposto voltado para contribuintes que são pessoas físicas ou pessoas jurídicas que têm propriedade sobre um imóvel localizado na zona urbana ou em sua extensão, sendo um tributo municipal, que pode ser regulamentado de acordo a legislação de cada município.

IPTU 2019 SP

O IPTU SP Prefeitura serve como contribuição que auxilia na manutenção da saúde financeira do município, já que os tributos são encaminhados para o orçamento da cidade na qual está localizado o imóvel tributado.

Leia Também:

Normalmente, o IPTU 2019 é um dos principais tributos, sendo uma das principais fontes de receita da maior parte dos municípios brasileiros, sendo que o mesmo ocorre com a cidade de São Paulo, que é simplesmente a maior cidade do Brasil.

Como emitir segunda via IPTU 2019 SP

Por se tratar de um tributo importantíssimo para a vida dos contribuintes paulistas, o IPTU São Paulo não pode ser pago depois do seu vencimento, e por conta disto, sempre que o seu boleto de pagamento com as parcelas, que poderão ser pagas integralmente em parcela única ou de modo parcelado, não chegar, haverá a possibilidade de se emitir a segunda via IPTU SP.

Sempre que houver extravio ou perda de boleto, será possível ao cidadão contribuinte emitir a 2 via IPTU 2019 SP diretamente no site da Prefeitura de São Paulo:

IPTU 2019 SP


Passo 01. Acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br;


Passo 02. No site será permitido ao contribuinte realizar a emissão da segunda via do boleto que permitirá o pagamento da parcela única do IPTU SP Prefeitura, e também do boleto para pagamento de qualquer uma das parcelas que ainda não foram pagas.


Passo 03. Para a emissão de segunda via do boleto do IPTU SP, o contribuinte deverá ter em mãos o número do cadastro do imóvel, o exercício e o número da prestação que ele deseja emitir, sendo necessário clicar sobre a opção “Emissão do boleto para pagamento do IPTU”.


Consulta IPTU 2019 SP

Uma das coisas mais importantes para quem deseja se programar e organizar melhor as contas é justamente saber qual é o valor dos impostos que precisam ser pagos no começo do ano, e um dos valores que muitos desejam consultar é o valor do IPTU SP.

Para realizar a consulta IPTU SP Prefeitura é bem simples, bastando ao contribuinte seguir os seguintes passos:

IPTU 2019 SP

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01. Acesse o site http://www3.prefeitura.sp.gov.br/iptudeb3/Forms/iptudeb3_pag01.aspx, de posse do número do contribuinte, que deverá ser inserido no campo correspondente.


Passo 02. Após inserir o número do contribuinte é só clicar em “Pesquisar”.


Desta forma será possível consultar os débitos do IPTU 2019 SP, podendo se programar em relação a valores a serem pagos, evitando problemas que possam causar transtornos legais e outras coisas.

Pagamento IPTU 2019 SP

IPTU 2019 SPComo já foi dito anteriormente, é possível efetuar o pagamento do IPTU SP 2019 de duas formas, sendo que a primeira opção será pagar à vista, em parcela única, com a garantia de um desconto, sendo fundamental que este pagamento seja feito até a data do vencimento.

A segunda opção será fazer o pagamento parcelado, sendo que para este caso não haverá desconto, e o parcelamento poderá ser feito pelo contribuinte em 10 prestações de valores exatamente iguais e sem juros.

Ambas as possibilidades são muito boas, e caberá ao contribuinte observar qual delas será mais interessante para que ele realize os pagamentos e fique com seu IPTU SP em dia, evitando problemas junto à prefeitura do município.

Leia Também:

O pagamento, independente da opção feita pelo contribuinte, deverá ser feito seguindo uma das opções a seguir:


Opção 01. Por meio do código de barras presente nos boletos que foram enviados pela prefeitura de São Paulo ou que podem ser obtidos pela internet;


Opção 02. Nos terminais de autoatendimento, que permitirão o pagamento do IPTU SP diretamente nos caixas eletrônicos;


Opção 03. Pagamento pela internet, dispensando a necessidade do boleto, sendo necessário para esta opção que se tenha em mãos o número de cadastro do imóvel;


Opção 04. Por meio de débito automático, necessitando que o contribuinte faça o cadastro prévio para garantir a opção.


Portanto, agora que você já sabe basicamente tudo que é necessário saber sobre o IPTU 2019 SP, não haverá motivo para atrasar seus pagamentos, não é mesmo?

IPTU 2019 SP Dívida Ativa

Caso o contribuinte continue sem efetuar o pagamento do IPTU 2019 o mesmo sofrerá com diversos problemas, pois, além da impossibilidade de vender os seus imoveis até quitado o imposto o contribuinte entrará na Divida Ativa do estado de São Paulo.

A Divida Ativa nada mais nada menos é a lista de devedores ao estado, com isso, deixando de Pagar o IPTU, multas e taxas são enviadas a você por meio da Divida Ativa.

Os pagamentos da dívida podem ser de forma integral ou parcelada. A guia de cobrança da Dívida Ativa traz a opção do pagamento à vista com desconto de 15% sobre o total dos débitos inscritos, exceto para multas, bem como a proposta do parcelamento.

IPTU 2019 SP

Quando o caso já estar encerrado e o contribuinte não realizou o pagamento a prefeitura costuma leiloar o imóvel, mas dependendo do caso, ela poderá usar o terreno para outros interesses públicos, como construção de prédios públicos, entre outros.

Para saber se o seu nome se encontra na Divida Ativa de São Paulo é preciso que entre no site da prefeitura e forneça a opção de credito a ser consultado juntamente com o seu número de contribuinte. Para que assim, você tenha acesso a todas informações da Divida.

Portanto, caso tenha alguma dúvida sobre o processo de regularização da divida, é preciso que você procure o atendimento presencial Prefeitura do Estado de São Paulo. Após isso, veja aonde você pode realizar o pagamento e quitar a sua divida.


Após saber essas informações sobre o IPTU SP 2019 veja quando você terá que pagar e o regularize agora mesmo, para que assim, não venha sofrer consequências futuras com o governo do Estado.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *