IPTU 2019 SALVADOR → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

O IPTU 2019 Salvador é um dos mais importantes tributos cobrados pela prefeitura de Salvador, capital da Bahia, e por conta disto, ele sempre desperta grande interesse por parte dos contribuintes que desejam sempre mantê-lo em dia.


Dando a opção de pagamento integral (no qual o contribuinte paga um parcela única e anual do imposto) ou de pagamento parcelado (no qual o contribuinte opta por parcelar o valor integral do imposto), o IPTU Salvador exige programação por parte dos contribuintes.

Portanto, para auxiliá-los na tarefa de se programar para pagá-lo, nas próximas linhas deste artigo nós vamos mostrar todos os mais importantes detalhes que envolvem o IPTU Salvador 2019. Prestem muita atenção!

IPTU 2019 SALVADOR


A versão soteropolitana do Imposto Predial e Territorial Urbano que está previsto na Constituição Federal Brasileira e que é de competência municipal, o IPTU Salvador permite que a prefeitura da capital baiana tenha uma excelente fonte de receita para saldar suas contas públicas.

IPTU 2019 SALVADOR

Regulado pela lei ordinária do município de Salvador, este tributo deve ser cobrado de toda pessoa física ou pessoa jurídica que tenha posse de propriedade de imóvel localizado dentro da zona urbana da cidade.

Leia Também:

O IPTU 2019 permite também, por meio de seu cadastro de inscrição, que a prefeitura possa acompanhar a situação da maior parte dos imóveis construídos e dos terrenos espalhados por sua zona urbana e em sua extensão, sendo importante ferramenta de controle e de fiscalização.

Como emitir segunda via IPTU 2019 SALVADOR

Por se tratar de tão importante tributo, o mesmo exige dos contribuintes que os pagamentos estejam sempre rigorosamente em dia, sendo necessário que, no caso de algum tipo de problema em relação ao boleto enviado pela prefeitura, os contribuintes procurem emitir a segunda via, seguindo as instruções abaixo:

IPTU 2019 SALVADOR


Passo 01. Portanto, para o caso de boleto perdido ou extraviado, o contribuinte deverá emitir a segunda via IPTU Salvador diretamente no link oficial da prefeitura do município de Salvador, que é o www.sefaz.salvador.ba.gov.br.


Passo 02. Neste link, haverá um campo para que o contribuinte insira o “Número da Inscrição” e defina o “Exercício” (ano) que deseja consultar o boleto para emissão de segunda via para pagamento, digitando também os caracteres de segurança.


Consulta IPTU 2019 SALVADOR

Um dos pontos que mais preocupam os contribuintes todos os anos refere-se ao valor do IPTU Salvador, que é sempre objeto de muita dúvida e que exige sempre muita disciplina e programação para evitar atrasos e multas, entre outras coisas. E o contribuinte deverá saber como realizar a consulta do valor do imposto. Confira:

IPTU 2019 SALVADOR

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01. Para realizar a consulta do valor previamente, permitindo um maior controle por parte do contribuinte, sendo necessário acessar o link: www.sefaz.salvador.ba.gov.br/Iptu;


Passo 02. Neste link, será possível realizar esta consulta através da opção “Consulta de débitos”, sendo necessário também o número da inscrição e o ano de exercício desejado. O contribuinte digitará os caracteres de segurança e clicará em consultar.


Pagamento IPTU 2019 SALVADOR

IPTU 2019 SALVADOR

O contribuinte que não deseja ficar em débito com a prefeitura de Salvador, precisa, entre outras coisas, saber como e onde pagar o IPTU 2019 Salvador, para garantir que suas contas permaneçam em dia.

Pois pagá-lo é extremamente simples de ser feito, bastando se dirigir a um banco ou até uma casa lotérica com o boleto que foi enviado pela prefeitura através dos correios, sendo importante que se saiba quais são os bancos que aceitam receber esta conta.

Atualmente, praticamente todos os principais bancos aceitam receber o pagamento, tais como:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Citibank;
  • BANCOOB.

O Imposto também poderá ser pago por meio do débito em conta-corrente, que deverá ser autorizado pelo contribuinte, que necessitará realizar um cadastro junto ao seu banco.

É importante ressaltar que o contribuinte também poderá pagar o IPTU Salvador por meio do código de barras presente no boleto enviado pela prefeitura ou pela internet.

Leia Também:

Será fundamental para o contribuinte procurar evitar qualquer tipo de atraso ou falha no pagamento do IPTU 2019 Salvador, seja na opção do pagamento em parcela única, ou na opção do pagamento parcelado.

Caso ocorra algum tipo de atraso ou de falha no pagamento do IPTU Salvador, o contribuinte poderá sofrer a cobrança de multa, além de possíveis problemas judiciais, entre outras coisas. Portanto, será sempre bom evitar este tipo de situação garantindo o pagamento em dia.


IPTU Salvador Dívida Ativa

Uma situação muito comum de se ocorrer quando nos referimos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o atraso no pagamento do mesmo. Porém, é preciso ficar atento, afinal, não seria nada legal ter o nome inscrito na lista de dívida ativa, não é mesmo? Portanto, se você mora em Salvador e deseja saber mais sobre o assunto, este tópico será de grande ajuda.

Bom, como todos os cidadãos sabem, deixar de realizar o pagamento de qualquer imposto poderá resultar em uma série de complicações jurídicas, e com o IPTU Salvador não poderia ser diferente. A lista de dívida ativa, nada mais é um cadastro onde consta o nome de cada cidadão que possui débitos negativos com o governo.

Além dos juros aplicados no valor total do imposto a ser pago, e em casos mais graves, o imóvel poderá ser tomado. Portanto, o ideal é que os cidadãos soteropolitanos, assim que perceberem que estão com a dívida atrasada, se agilizem para quitá-la o mais rápido possível. O processo de pagamento é o mesmo que foi ensinado em um dos tópicos anteriores.


O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais obrigações a serem pagas pelos cidadãos que possuem um imóvel/terreno em área considerada urbanizada, portanto, é essencial fazer o pagamento de sua dívida dentro da data correta.

Agora já sabe para que serve e como pagar o seu IPTU 2019 Salvador? Basta se organizar e visualizar as datas corretas em que a sua dívida precisará ser paga!

Em caso de maiores dúvidas, deixe o seu comentário abaixo e e aguarde que responderemos assim que possível. Aproveite também para compartilhar esse post nas redes sociais e assim ajudar outras pessoas a esclarecer suas dúvidas sobre esse imposto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *