IPTU 2019 RJ → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

No Brasil, todo o início de ano é a mesma coisa, com os contribuintes se movimentando para se organizar e pagar todos os tributos mais importantes, e no Rio de Janeiro, nenhum tem tanta importância e peso quanto o IPTU 2019 RJ, que nós vamos conhecer melhor neste artigo.


Imposto que tem importância para o município do Rio de Janeiro e que tem grande peso nas contas de início de ano da maior parte dos contribuintes, o IPTU RJ oferece, como a maior parte dos seus “irmãos”, que são cobrados em outros municípios do Brasil, um desconto sempre que o valor é quitado integralmente pelo contribuinte.

Esta é uma das muitas características que o imposto apresenta, e nas próximas linhas deste artigo, nós vamos conhecer todas as principais características deste importante tributo municipal da capital do Estado do Rio de Janeiro.

IPTU 2019 RJ


O Imposto Predial e Territorial Urbano, também conhecido como Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, é mais conhecido em todo o Brasil pela sua sigla IPTU, que no caso da cidade do Rio de Janeiro, se torna IPTU RJ.

IPTU 2019 RJ

Este tributo municipal serve basicamente para auxiliar nas contas e finanças do município, além de regularizar as condições nas quais as propriedades se encontram, já que há diversos fatores que incidem no seu valor.

Leia também:

Os contribuintes do IPTU 2019 são as pessoas físicas ou pessoas jurídicas que possuem uma propriedade que esteja localizada dentro da zona urbana do município, ou em sua extensão.

Seguindo o que está disposto na legislação, o imposto, assim como os seus “irmãos” cobrados em outros municípios do país, possui uma regulação própria, que segue o que está estipulado na lei ordinária específica da cidade do Rio de Janeiro.

Como emitir segunda via IPTU 2019 RJ

É muito importante que o contribuinte se atente às datas para pagamento do IPTU RJ, procurando não perder os vencimentos, para evitar pagamento de multas e outros problemas legais.

Portanto, para situações nas quais o boleto tenha sido extraviado perdido, o contribuinte tem a opção de procurar emitir a segunda via IPTU Rio de janeiro, para que seja possível pagar os valores devidos e evitar transtornos. Siga as instruções:

IPTU 2019 RJ


Passo 1: O procedimento para emissão de segunda via IPTU RJ é bem simples, bastando ao contribuinte procurar acessar o site oficial da prefeitura do Rio de Janeiro, que é o www.rio.rj.gov.br.


Passo 2: Nesta página, ele encontrará uma quantidade muito grande de opções voltadas ao imposto, sendo que para realizar a emissão de segunda via, ele terá de clicar sobre a opção que diz “Emissão de segunda via”.


Passo 3: Desta forma, o contribuinte será direcionado para outra página, na qual terá duas opções: Emissão de segunda via do carnê referente ao ano em exercício e Emissão de segunda via de guias extraordinárias, que são referentes a todos os tipos de cobranças extraordinárias.


Passo 4: Ao clicar na opção desejada, será necessário preencher o número da Inscrição Imobiliária, o ano de exercício (por exemplo: 2019) e a impressão das folhas, selecionando entre “Cota Única + Folha de Dados e Notificação de Lançamento” ou “Pagamento em Cotas”.


Passo 5: Depois disto, o contribuinte deverá digitar os caracteres de segurança para consultar, verificando quais boletos estão em aberto e selecionando para impressão e posterior pagamento a segunda via IPTU 2019 RJ.


Consulta IPTU 2019 RJ

O contribuinte carioca precisa sempre estar atento para saber se todas as suas contas estão em dia, especialmente no que diz respeito ao IPTU Rio de Janeiro 2019, e para isto, será muito importante que ele se programe para efetuar os pagamentos.

E uma das ações mais importantes que ele poderá tomar neste sentido de controle será descobrir como proceder para consultar o valor do IPTU 2019 RJ. Confira!

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPTU 2019 RJ


Passo 1: A consulta do valor do IPTU RJ poderá ser feita pela internet, através do link: http://www2.rio.rj.gov.br/smf/siam/;


Passo 2: Para realizar esta consulta do valor do IPTU RJ, será necessário também o número da Inscrição Imobiliária e o ano em exercício, que no caso atual, seria o ano de 2019, por exemplo, sendo necessário também que sejam digitados os caracteres de segurança.


A consulta permitirá que contribuinte visualize possíveis débitos em aberto, podendo regularizar tudo o quanto antes.

Leia também:

Pagamento IPTU 2019 RJ

IPTU 2019 RJ

Assim como ocorre com outros tributos do gênero, também o IPTU Rio de Janeiro precisa sempre estar em dia, para evitar qualquer tipo de cobrança de multa ou de ação legal, e para que sejam evitados transtornos, o contribuinte precisa saber como pagá-lo.

O IPTU 2019 RJ poderá ser pago através do boleto enviado pelos correios, diretamente em uma agência bancária, nos caixas eletrônicos do autoatendimento ou em casas lotéricas, por exemplo.

O contribuinte também poderá pagar por meio do código de barras, pela internet (sendo necessário o número de Inscrição Imobiliária para isto), ou por débito em conta-corrente (necessitando de cadastro prévio).

Dívida Ativa IPTU 2019 RJ

O não pagamento do IPTU RJ pode trazer algumas consequências para o cidadão como, por exemplo, ter o débito inscrito na Dívida Ativa.

A Dívida Ativa é composta por créditos tributários, provenientes do não pagamento de tributos que, após esgotado o prazo final para pagamento, são remetidos à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança, inicialmente amigável e, após, judicial.

Mas, não precisa de muitas preocupações, pois todos os débitos inscritos na Dívida Ativa podem ser feitos de maneira flexível, pela internet mesmo. Podem ser negociados de forma integral ou parcelada.

O pagamento em parcela única com os benefícios em questão pode ser realizado por meio da emissão de DARJ diretamente no sítio eletrônico da Procuradoria Geral do Estado (https://www.pge.rj.gov.br/divida-ativa/darj-de-debitos-fiscais).

IPTU 2019 RJ

O atraso no pagamento vai acarretar no acréscimo de multas e juros, aumentando consideravelmente o valor da dívida. Adiar esse pagamento pode transformar a dívida em uma bola de neve.

Caso o contribuinte não possa pagar ou opte em não pagar a dívida, enfrentará algumas consequências como multas, juros, correção monetária e pode até perder seu imóvel. Além disso, pode ter seu nome inscrito no Cadin.

Ter o nome no Cadin pode prejudicar pessoas que pretendem fechar algum negócio com o governo, pois o contribuinte é visto como “mau pagador”. Pode ser que não consiga, por exemplo, financiar a casa própria pela Caixa ou solicitar financiamento estudantil pelo Fies.

Atualmente, como forma de oportunizar o acesso ao crédito, os órgãos públicos, principalmente municipais, vem fazendo campanhas de quitação de débitos, por meio dos quais são formulados acordos para a quitação da dívida e extinção de restrições ao nome do devedor. Procure os órgãos responsáveis pela Dívida Ativa no RJ e tente fechar um acordo assim que possível.

Você pode ter informações adicionais pela Internet, na página da Procuradoria da Dívida Ativa, por telefone (21-2533-4138/6994) ou por e-mail (dividativa@pge.rj.gov.br).

Portanto, com todas as informações acima sobre o IPTU RJ 2019, o contribuinte poderá se programar para efetuar seus pagamentos, lembrando que é por meio destes tributos que a prefeitura melhora a qualidade de vida da população como um todo. Não deixe de pagar o IPTU RJ 2019.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 RJ → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *