IPTU 2019 PORTO ALEGRE → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Todos os anos os contribuintes residentes na capital gaúcha de Porto Alegre se preparam para efetuar o pagamento do IPTU Porto Alegre 2019, que é um dos tributos mais essenciais para a saúde financeira deste, que é um dos maiores municípios do Brasil.

Cobrado anualmente, o IPTU Porto Alegre necessita de muita atenção por parte dos contribuintes, especialmente no que diz respeito ao seu pagamento, já que qualquer tipo de atraso poderá trazer muitos problemas, inclusive de ordem judicial.

Portanto, para ajudar todos os contribuintes residentes na capital do Rio Grande do Sul, nós vamos dar todas as mais importantes informações necessárias para garantir que o IPTU 2019 esteja sempre em dia. Vamos ver mais!

IPTU 2019 Porto Alegre

Tributo de suma importância para as contas da cidade de Porto Alegre, o Imposto Predial e Territorial Urbano, que é mais conhecido pelos contribuintes gaúchos apenas como IPTU Porto Alegre é cobrado de pessoas físicas e também de pessoas jurídicas.

IPTU 2019 PORTO ALEGRE

Todos que tiverem um imóvel que seja de sua propriedade e que esteja situado dentro da zona urbana da cidade ou em sua extensão receberão a cobrança do IPTU Porto Alegre por parte da prefeitura do município.

Leia Também:

Este importante tributo é fonte de renda fundamental para auxiliar no saneamento das contas públicas do município, permitindo que investimentos em infraestrutura e em melhorias de serviços sejam realizados pela prefeitura de Porto Alegre.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Porto Alegre

Sempre que o contribuinte porto-alegrense tiver algum tipo de dificuldade em relação ao pagamento do tributo, especialmente no que diz respeito ao extravio do boleto ou à sua perda, ele poderá solicitar a emissão da segunda via IPTU Porto Alegre por meio de um procedimento muito simples. Confira!

IPTU 2019 PORTO ALEGRE


Passo 01. O contribuinte deverá acessar o seguinte link: www.siat.procempa.com.br, para inserir o número da “Inscrição do Imobiliário”.


Passo 02. Deverá digitar os caracteres de segurança e clicar no botão “Confirmar”, realizando a consulta que permitirá emitir a segunda via IPTU Porto Alegre.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Consulta IPTU 2019 Porto Alegre

O contribuinte que desejar se programar para evitar qualquer tipo de transtorno, multa ou até mesmo ação judicial em virtude de atraso de pagamento do IPTU Porto Alegre terá a opção de consultar o valor do tributo.

Para realizar a consulta do valor do IPTU Porto Alegre 2019 o contribuinte deverá realizar basicamente os mesmos procedimentos que foram realizados para fazer a emissão da segunda via do imposto.

Todos os débitos e todos os valores pertinentes ao IPTU Porto Alegre poderão ser acessados por meio deste procedimento simples e que não tomará mais do que alguns poucos minutos.

Pagamento IPTU 2019 Porto Alegre

IPTU 2019 PORTO ALEGRE

E uma das coisas mais importantes quando o assunto é IPTU Porto Alegre será saber como proceder para efetuar o pagamento deste tributo, evitando transtornos legais e multas por atraso, por exemplo.

O contribuinte deverá saber como pagar o IPTU Porto Alegre, além de também procurar saber onde efetuar os pagamentos. Pois bem, segue a seguir a lista das instituições bancárias que estão autorizadas a receber o pagamento deste tributo:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Sicredi;
  • Santander.

Além das agências bancárias destas instituições, o contribuinte também poderá efetuar o pagamento do IPTU 2019 Porto Alegre em uma das muitas casas lotéricas espalhadas pela cidade, lembrando que nestes estabelecimentos, existe um valor máximo para pagamento por boleto, que é de 1 mil reais.

Caso seja desejo do contribuinte, ele também poderá solicitar que o pagamento seja feito por meio de débito em conta-corrente, sendo necessário verificar a disponibilidade do banco no qual é correntista e realizar o cadastro devido.

Leia Também:

E o contribuinte também poderá pagar o IPTU Porto Alegre 2019 por meio do código de barras que está no boleto enviado pela prefeitura gaúcha, além de também ter a opção de fazer o pagamento pela internet, no atendimento eletrônico de seu banco.

Será muito importante que o contribuinte busque sempre manter o pagamento deste importante tributo em dia, pois ao atrasar o pagamento do IPTU Porto Alegre, ele poderá ter problemas legais, poderá sofrer sanções judiciais, além de ter cobrança de multa, por exemplo.

Além de ser uma obrigação como cidadão, o pagamento do imposto é também uma excelente forma que o contribuinte terá de auxiliar no repasse de verbas do município destinadas a melhorar a infraestrutura da cidade e melhorar também a qualidade dos serviços que são prestados aos cidadãos.


Portanto, se você é um contribuinte que reside na capital do Rio Grande do Sul, você precisa cuidar para que o pagamento, seja ele em parcela única, ou através de parcelamento, seja sempre feito em dia e dentro dos prazos estipulados, para evitar qualquer tipo de problema e transtorno que poderiam ter sido evitados.

Se ficou alguma dúvida, você poderá deixa-lá nos comentários, pois assim que for possível iremos te responder. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *