IPTU 2019 MANAUS → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Os contribuintes residentes na capital do Estado da Amazônia que possuem um imóvel ou um terreno de sua propriedade localizado na zona urbana da cidade precisam pagar todos os anos o IPTU 2019 Manaus.


Importante fonte de renda para manter o município em pleno funcionamento, este tributo precisa ter seus pagamentos sempre em dia, e para isto, caberá aos contribuintes se atentarem em relação aos procedimentos de pagamento e de consultas.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos buscar mostrar todos os principais pontos que precisam ser esclarecidos em relação ao IPTU Manaus, para que os contribuintes possam efetuar seus pagamentos corretamente e dentro dos prazos.

IPTU 2019 Manaus


Para aqueles que possam ainda não saber exatamente para que serve e qual a importância do IPTU 2019, saibam que ele é essencial para o bom funcionamento da cidade como um todo.

Tributo municipal previsto pela Constituição Federal do Brasil, o Imposto Predial e Territorial Urbano tem como principal intuito arrecadar recursos para repasse para obras de infraestrutura dos municípios.

IPTU 2019 MANAUS

E no caso do IPTU Manaus, além das obras de melhoria de infraestrutura, nós não podemos deixar de mencionar do seu papel fundamental para a manutenção de serviços básicos em pleno funcionamento, tais como a coleta de lixo e a iluminação pública, por exemplo.

Leia Também:

A intenção aqui é gerar receitas para contribuir para a saúde financeira do município, e o imposto da cidade de Manaus serve muito bem a esta função, fazendo da capital de maior importância da região Norte do Brasil, uma das que têm melhor infraestrutura.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Manaus

Dada a sua importância fundamental para o bom andamento dos serviços de primeira necessidade da cidade e para as obras de infraestrutura, será muito importante que os contribuintes mantenham o pagamento IPTU 2019 Manaus em dia.

O carnê de pagamento com os boletos é enviado pelos correios todos os anos pela prefeitura da cidade, e os cidadãos contribuintes têm à disposição duas formas de pagamento: parcela única com o valor total integral ou parcelado (em até 10 vezes).

Mas para os casos em que o carnê com os boletos para pagamento do IPTU Manaus seja extraviado ou seja perdido, para que os pagamentos sejam mantidos em dia, o contribuinte poderá emitir a segunda via do documento.

O procedimento é bastante simples, já que o contribuinte poderá fazê-lo pela internet, com toda a comodidade possível. Entenda melhor no passo a passo a seguir:

IPTU 2019 MANAUS

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01 – Primeiramente acesse o o link semefatende.manaus.am.gov.br.


Passo 02 – Haverá um botão chamado “Acesso Rápido”, no qual o contribuinte deverá clicar, para ser redirecionado para outra página, na qual terá de inserir o número da Matrícula do IPTU em questão.


Passo 03 – Depois disto, ele terá de digitar o código de segurança, clicando ao final do processo na opção “Consultar”, podendo visualizar depois disto, as guias de pagamento, para que a emissão da segunda via IPTU Manaus possa ser realizada.


Para imprimir a segunda via IPTU 2019 Manaus será necessário apenas que a guia seja salva em PDF, para que depois, seja impressa e paga pelo contribuinte normalmente.

Consulta IPTU 2019 Manaus

Quase todos os anos o valor do IPTU Manaus passa por um pequeno reajuste que acompanha a inflação e a economia brasileira, portanto, é importante demais para o contribuinte que ele procure se programar para realizar o pagamento sem sustos.

E uma das melhores formas de fazer esta programação é através da consulta valor IPTU 2019 Manaus, que poderá ser feita através do site da Secretaria Municipal de Finanças, no endereço a seguir:

IPTU 2019 MANAUS

  • https://semefatende.manaus.am.gov.br/servicoJanela.php?servico=133.

Depois disto, o contribuinte terá de preencher todos os campos solicitados, realizando em seguida o processo de segurança, clicando em “Consultar” para visualizar os valores em aberto tranquilamente.

Leia Também:

Vale lembrar que para o contribuinte que fez a opção de pagar o IPTU Manaus de modo parcelado, será fundamental procurar acompanhar atentamente as datas de vencimento, para evitar atrasos ao longo dos meses.

Pagamento IPTU 2019 Manaus

IPTU 2019 MANAUS

E para evitar qualquer tipo de problema por conta do atraso nos pagamentos do IPTU 2019 Manaus, será recomendado que o contribuinte também procure saber como pagar e onde pagar este tributo municipal tão importante.

O cidadão poderá pagar IPTU Manaus em qualquer agência bancária de instituição financeira autorizada ou em qualquer casa lotérica, sendo fundamental, no caso das instituições financeiras, saber quais figuram entre as autorizadas a receber o pagamento. São elas:

  • Santander;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Basa.

O contribuinte também poderá pagar por meio do código de barras. No entanto, a opção de fazer o pagamento por meio do débito em conta não está disponível ainda, mas é possível que no futuro esta opção esteja disponível.


Pois bem, se você é um contribuinte residente em Manaus, você precisa se programar para pagar anualmente o IPTU 2019 Manaus e contribuir para as melhorias de sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *