IPTU 2019 GOIÂNIA → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Goiânia é uma das mais importantes e ricas capitais da região Centro-Oeste do Brasil, com uma grande arrecadação de impostos anuais, e dentre estes impostos e tributos, figura o IPTU 2019 Goiânia, que todos os anos, mobiliza as atenções de milhares de contribuintes na cidade.

Importante fonte de receita para o município, este imposto exige muita disciplina e atenção por parte dos contribuintes, que precisam se programar corretamente para não correr o risco de atrasar seu pagamento.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos conhecer mais sobre o IPTU Goiânia, apontando detalhes importantes e que poderão ajudar os contribuintes na hora de pagá-lo, ou no momento de realizar consultas pertinentes a ele.

IPTU 2019 Goiânia

O IPTU Goiânia nada mais é do que a versão para a capital do Estado de Goiás do famoso Imposto Predial e Territorial Urbano, cuja cobrança está prevista na Constituição Federal Brasileira.

IPTU 2019 GOIÂNIA

De competência municipal, o IPTU 2019 serve para auxiliar a prefeitura da cidade a controlar melhor suas contas públicas, servindo de importante fonte de receitas que podem ser repassadas para projetos importantes para melhorar a infraestrutura da cidade.

Leia Também:

Ele determina que toda pessoa física ou pessoa jurídica que tenha propriedade de imóvel dentro dos limites da zona urbana ou em sua extensão deverá ser contribuinte, pagando um valor que é calculado com base em diversos critérios (localização, tamanho da construção, entre outras coisas).

Como emitir segunda via IPTU 2019 Goiânia

De fundamental importância para as contas públicas do município, o IPTU Goiânia não poderá ficar em atraso, sendo recomendado aos contribuintes procurar mantê-lo sempre em dia, para evitar multas e outros transtornos.

No entanto, caso o boleto que é enviado pela prefeitura sofra algum tipo de extravio ou seja perdido pelo contribuinte, para evitar todas as dificuldades decorrentes do atraso no IPTU 2019 Goiânia pagamento, será possível que o contribuinte emita a segunda via. Siga os passos abaixo:

IPTU 2019 GOIÂNIA


Passo 01 – Primeiro, acesse o link oficial do site da prefeitura, que é o www.goiania.go.gov.br, procurando ter em mãos o número da Inscrição Cadastral.


Passo 02 – O contribuinte deverá inserir este número no campo correspondente, informar qual o “Processo”, o “Ano” e a “Parcela” (lembrando que são itens opcionais), e definir a data para o pagamento.


Passo 03 – Depois disto, ele deverá digitar os caracteres de segurança e clicar em “Consultar”, para visualizar o boleto e solicitar a emissão da segunda via.


Consulta IPTU 2019 Goiânia

Para se programar e evitar transtornos na hora de efetuar os pagamentos do IPTU Goiânia, o contribuinte poderá consultar o seu valor, realizando basicamente os mesmos procedimentos citados anteriormente para realizar a emissão de segunda via.

No entanto, se o contribuinte deseja realizar a consulta do valor venal do imóvel, procurando calcular valor do terreno e da edificação (caso haja alguma), para que possa efetuar a inscrição, ele deverá acessar o site da prefeitura, que é o seguint:

IPTU 2019 GOIÂNIA

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Acesse: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/servicos.shtml.

Haverá a opção “ IPTU-IPTU/TAXAS”, e ao clicar nela, será direcionado para outra guia, na qual poderá realizar esta consulta clicando em “Consultar valor venal do imóvel’ existente no menu de opções, digitando após isto, o Cadastro Imobiliário e os caracteres de segurança. Por fim, clique em consultar.

Pagamento IPTU 2019 Goiânia

IPTU 2019 GOIÂNIA

Assim como ocorre com praticamente todos os tributos do gênero existentes em outras cidades e capitais do Brasil, também o IPTU 2019 Goiânia oferece ao contribuinte a opção de realizar o pagamento integral do valor anual, de modo integral, ou a opção de realizar o parcelamento deste valor.

O contribuinte precisará entender qual opção é mais adequada para a sua realidade e qual delas será mais interessante para o seu orçamento, e ao optar, ele deverá procurar saber quais as formas de pagamento e quais locais aceitam receber este pagamento.

O boleto IPTU Goiânia poderá ser pago pelo contribuinte em qualquer agência bancária e também em qualquer casa lotérica, além de também poder ser pago diretamente nos caixas eletrônicos do pronto atendimento dos bancos.

Caso o cliente não tenha o boleto em mãos, é possível realizar o pagamento pelo número do código de barras, que está presente no boleto enviado pelo correio ou na opção de consulta na internet.

Leia Também:

Por fim, o contribuinte também poderá se programar para efetuar o pagamento IPTU 2019 Goiânia através do débito em conta-corrente, sendo necessário para isto que ele realize o cadastro prévio junto ao banco, para que a operação seja feita corretamente.

É importante ressaltar que para o cidadão que efetuar o pagamento integral, em parcela única, do valor do imposto até o prazo determinado pela prefeitura, será concedido um desconto interessante.


Dívida Ativa 2019 Fortaleza

A Dívida Ativa é um sistema em forma de cadastro que todo governo possui, sendo ele: municipal, estadual ou federal. Esse sistema de cadastro abrange os dados de todas as pessoas contribuintes que estão em alguma situação de débito ou irregular com aquele governo.

Para não entrar no temível cadastro da Dívida ativa, você precisa realizar o pagamento do IPTU até o dia do vencimento. O não pagamento do tributo acarreta ao órgão arrecadador de inserir o seu CPF na dívida ativa após 30 dias da data final de vencimento do imposto.

Para que o órgão arrecadador possa cadastrar o seu CPF no sistema de dívida ativa, o mesmo precisará informar anter a Procuradoria Geral do Estado, que será a responsável por emitir a Certidão de Dívida Ativa Estadual.

Cada Estado possui um calendário próprio de pagamento, com regras e datas individuais. As regras para realização do imposto do IPTU variam de Estado para Estado, uma vez que se trata de um imposto estadual. Dessa forma, as regras para realizar os tributos, como pagamento, vencimentos, negociações e etc, não são iguais em todas as unidades federativas do Brasil.

Para deixar ainda mais claro: a inscrição do inadimplente na dívida ativa se dá na ocorrência de falta do pagamento do imposto do IPTU ao município a qual pertence. O registro do contribuinte na dívida ativa termina por gerar uma certidão positiva de débito do inadimplente comprovando o seu débito e implicando prazos e penalidades previstas na lei.

Se você está em situação de inadimplência e quer se regularizar, a Prefitura de Goiânia dispõe do Programa de Recuperação Fiscal. O Refis tem como objetivo recuperar os ativos municipais, inclusive aqueles registrados em dívida ativa. Você precisa se dirigir até a agência do Atende Fácil, localizada no Paço Municipal, no Park Lozandes, com a sua identidade, CPF e comprovante de endereço atualizado.

Portanto, se você reside em Goiânia e possui um imóvel de sua propriedade, agora você já sabe tudo que é importante para entender o funcionamento do IPTU Goiânia. Mantenha suas contas em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *