IPTU 2019 FORTALEZA → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

O IPTU 2019 Fortaleza é um tributo cobrado anualmente, e que sempre gera grande expectativa nos contribuintes residentes na capital do Estado do Ceará, especialmente no início do ano, que é a época em que este o imposto normalmente é gerado e repassado para os cidadãos.


Seguindo o que está estipulado na Constituição Federal do Brasil, que diz que o Imposto Predial e Territorial Urbano deverá ser cobrado dos contribuintes pelos próprios municípios, o IPTU Fortaleza respeita exatamente a regulamentação da lei ordinária da capital cearense.

E nas próximas linhas deste artigo, nós vamos dar mais detalhes sobre este tributo tão importante, mostrando tudo que é necessário saber sobre o mesmo, especialmente pelos contribuintes residentes de Fortaleza.

IPTU 2019 Fortaleza


Importante fonte de renda e de receitas para o município que é capital do Estado do Ceará, o IPTU Fortaleza serve para auxiliar no controle das despesas municipais, além de ser importante gerador de recursos para investimentos em infraestrutura.

IPTU 2019 FORTALEZA

A melhora dos serviços ofertados pela prefeitura de Fortaleza indubitavelmente depende dos valores arrecadados junto aos contribuintes por meio do IPTU 2019, mostrando a força e o peso que este tributo tem para os cofres municipais.

Leia Também:

Dentre os serviços e melhoras de infraestrutura que estão intimamente ligados à cobrança do imposto da cidade de Fortaleza estão os seguintes:

  • Asfaltamento de vias;
  • Iluminação pública;
  • Realização de obras e construção de áreas de lazer;
  • Entre outras coisas.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Fortaleza

Importante demais para quem deseja manter o pagamento deste importante tributo municipal rigorosamente em dia, a emissão da segunda via IPTU Fortaleza poderá ser feita sempre que houver o extravio ou a perda do boleto de pagamento que foi enviado pela prefeitura através dos correios.

O processo para emitir a segunda via IPTU 2019 Fortaleza é dos mais simples que existe, bastando ao contribuinte seguir os passos abaixo:

IPTU 2019 FORTALEZA


Passo 01 – Primeiramente acesse o site grpfordam.sefin.fortaleza.ce.gov.br. Em seguida aguarde a página carregar.


Passo 02 – Na sequência, ele terá de clicar no ícone posicionado no canto direito do menu ou então, no banner do IPTU Fortaleza, para ser direcionado para uma nova guia na qual o número da Inscrição do Imóvel deverá ser inserido.


Passo 03 – O contribuinte, depois de seguir estas recomendações, terá de clicar na opção “Pesquisar”, para que as guias de pagamento possam ser visualizadas e impressas, permitindo a ele regularizar qualquer tipo de pendência.


Consulta IPTU 2019 Fortaleza

Um dos pontos mais fundamentais quando o assunto é valor do IPTU Fortaleza 2019, ao menos do ponto de vista do contribuinte, será o pagamento, e a programação para realiza-lo será mais fundamental ainda.

Portanto, para se programar, o contribuinte poderá realizar a consulta em um procedimento igualmente simples, se comparado aos passos dados para emissão de segunda via mostrado anteriormente.

Desta forma, será possível, entre outras coisas, se programar e reservar os valores pertinentes à cobrança deste importante tributo municipal.

IPTU 2019 FPRTALEZA

Acessando o site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br, o contribuinte poderá dar início ao processo clicando no botão IPTU, para depois preencher o campo de Inscrição do Imóvel e clicando em “Pesquisar” depois disto.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Todas as informações pertinentes aos valores poderão ser acessadas por meio deste procedimento, e caso queira saber de outra maneira de consultar o valor do IPTU Fortaleza, é perfeitamente possível realizar esta consulta pelo mesmo procedimento de emissão de segunda via.

Pagamento IPTU 2019 Fortaleza

IPTU 2019 FORTALEZA

E a mais importante de todas as informações para os contribuintes que desejam manter o IPTU 2019 Fortaleza em dia, refere-se ao seu pagamento, que poderá ser feito de duas formas:

  • Parcela única (valor integral do imposto);
  • Parcelado (opção para quem não pode o valor total).

Sabendo disto, o contribuinte precisa saber também como pagar o IPTU Fortaleza, que poderá ser pago em casas lotéricas ou em qualquer agência bancária de uma das instituições financeiras autorizadas a receber o pagamento. São elas as seguintes:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Mercantil do Brasil;
  • Banespa.

Para evitar problemas, multas ou até mesmo questões judiciais, será fundamental visualizar atentamente em todas as oportunidades a data de vencimento presente nos boletos, para pagar dentro do prazo e não sofrer sanções.

O pagamento também poderá ser feito via débito em conta-corrente, bastando que o contribuinte faça a solicitação ao banco no qual é correntista e realize o cadastro do tributo para ser debitado (importante verificar a disponibilidade junto ao banco).

Leia Também:

E por fim, o contribuinte poderá efetuar o pagamento pela internet ou usando o código de barras presente no boleto enviado pela prefeitura de Fortaleza pelos correios.


Dívida Ativa 2019 Fortaleza

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a dívida ativa, caso você não saiba, a dívida ativa da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é proveniente das contas em atraso contraídas pelos contribuintes em conjunto ao sistema tributário municipal. É considerado dívida ativa todo crédito tributário que não foi quitado até a sua data de vencimento.

Se você não se enquadra na situação de inadimplência e precisa comprovar a sua regularidade com a prefeitura, mas não sabe como, não se preocupe que o próprio portal da prefeitura disponibiliza a certidão negativa para você, Não importando se você é pessoa física ou pessoa jurídica.

A certidão negativa é um documento que dispõe de todas as informações necessárias para a comprovação de inexistência de débitos em determinado período.

A CDN (ou Certidão Negativa) de Débitos é um documento criado e disponibilizado pela Fazenda Municipal que atesta que o contribuinte está em dia quanto ao pagamento dos impostos municipais. A Certidão possui validade de até 90 (noventa) dias, a partir da data a qual foi emitida.

Todos os cidadãos em situação de contribuinte que estiverem totalmente regulares perante a Secretaria Municipal da Fazenda tem o direito de solicitar a emissão da sua Certidão Negativa pela internet, sem custo adicional algum.

Para conseguir emitir a CND de forma online você irá precisar ter em mão o número do CPF (basta digitar os dados nos espaços indicados no portal e gerar a certidão).

É fundamental salientar que a Certidão negativa não poderá ser emitida pela internet quando o contribuinte estiver em situação de idimplência ou irregular com os seus deveres tributários, ou quando estiver em situação de:

– Parcelamento,
– REFIS,
– Suspensão da exigibilidade de tributo ou de exigibilidade de cumprimento de obrigação acessória em decorrência de contencioso tributário administrativo ou judicial, conforme previsto na legislação.

Nesses casos, o cidadão deverá procurar uma das unidades do Pró-cidadão para requerer a Certidão Negativa impressa.

Pois bem, seria muito importante para o contribuinte definir a opção de IPTU 2019 Fortaleza pagamento antes e se programar para quitar a dívida, pois desta forma, além de ajudar nas contas do município, também evita multas e outros problemas.

E caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário logo abaixo. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 FORTALEZA → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *