IPTU 2019 DÍVIDA ATIVA – O que é, Valor – Confira!

Dentro de cada cidade existem uma série de impostos que o cidadão, na qualidade de contribuinte precisa pagar para conseguir viver em acordo com as leis do município e para estar com seu imóvel regularizado todo proprietário deve realizar o pagamento do IPTU 2019.


Quando o cidadão paga o IPTU se torna contribuinte da Prefeitura, uma vez que, como pessoa física ou jurídica o cidadão possui qualquer tipo de imóvel registrado.

Nesse artigo você poderá acompanhar um pouco mais sobre o IPTU 2019, imposto cobrado sobre os imóveis do município, IPTU 2019 Dívida Ativa, e ficar por dentro de dicas para facilitar a regularização do seu imóvel. Confira Agora!

O que é o IPTU 2019?


Se você tem dúvidas sobre o significado da sigla IPTU, ele é o Imposto Predial e Territorial Urbano, um imposto municipal que deve ser pago por todos os que contém imóveis: o imposto é cobrado pelo município sobre todas as propriedades imobiliárias (casas, prédios comerciais, industriais, terrenos, etc).

IPTU 2019

A Prefeitura só possui direito de cobrar o IPTU sobre o imóvel do contribuinte quando, por exemplo, você vive em um local com toda a infraestrutura possível: calçamento, água canalizada, sistema de esgoto, iluminação pública, serviços de saúde e educação nas proximidades.

É por esse motivo que é quase impossível algum contribuinte não se manter regularizado com o IPTU, uma vez que na maioria das casas existe a disponibilização dos serviços básicos residenciais pelo Estado.

Como consultar o valor do IPTU?

Agora que você sabe a importância de regularizar o IPTU 2019, você sabe como pode ser calculado o valor cobrado no IPTU? Vou explicar: o valor considerado será o valor venal do imóvel, que diz respeito ao valor sobre o qual ele foi comercializado. Não esquecendo que também serão considerados o tipo do imóvel, as características do terreno, do bairro, entre outros fatores, que acabam variando de acordo com o município.

O cálculo do IPTU 2019 também se aplica a idade do imóvel (progressividade de alíquota de tempo). É quase padrão baratear o imposto a medida que o imóvel se torna mais desvalorizado com o passar do tempo.

Como consultar o valor do IPTU?

Agora que você viu a importância do imposto para a organização da cidade, vamos explicar no que implica em caso de não pagamento da fatura! Não pagar o IPTU 2019 acarreta em:

Multa;
Juros;
Atualização monetária;
Inscrição no Cadin municipal;
Inscrição da Dívida Ativa;
Levar o imóvel a leilão.

Acontece muito de uma pessoa comprar um imóvel, receber toda a documentação referente a escritura de compra e venda, ter todos os títulos registrados perante o cartório, mas sem informar as transferências para a Prefeitura da cidade.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Quando essa situação ocorre, o proprietário deverá atualizar todos os dados de escritura, mantendo em ordem toda a sua documentação imobiliária. Assim, o proprietário acabará se tornando um contribuinte da prefeitura e por isso precisa estar regularizado.

IPTU 2019 DÍVIDA ATIVA

Quando o contribuinte atrasa suas obrigações para com o município, lamentavelmente cai na lista de dívida ativa. Essa lista nada mais é do que um cadastro que todos os governos possuem: sendo ele municipal, estadual ou federal). Esse sistema compõe os dados de todas as pessoas que estão com algum tipo de débito com o governo.

Cada estado possui um calendário próprio de pagamento, com regras e datas. As regras para realização de pagamento do IPTU são diferentes em cada Estado, uma vez que se trata de um tributo estadual. Dessa maneira, as regras para realizar os impostos, não são iguais em todas as unidades federativas do país.

IPTU 2019 DÍVIDA ATIVA

O risco que o cidadão pode cometer é o de deixar de pagar o IPTU ou realizar o pagamento com atraso. Isso pode acarretar algumas situações um tanto quanto desgastantes e chatas. Nessa situação, não há outra solução: se a sua guia de pagamento está vencida e o pagamento atrasado, é preciso tirar a segunda via.

A dívida ativa da Secretaria da Fazenda é resultado das contas em atraso dos contribuintes assumidos alinhado ao sistema de impostos municipais. É considerada dívida ativa todo crédito de tributo que não foi quitado até a data de vencimento.

Se o cidadão inadimplente estiver com o IPTU em atraso e deseja regularizar a sua situação, poderá efetuar o pagamento de maneira fácil, utilizando a internet.

Também não há necessidade de esperar a notificação impressa chegar em casa para ficar em dia com a sua cidade. Acessando o site da prefeitura da sua cidade, você consegue sanar sua dívida e ainda pode escolher entre as opção de pagar à vista ou parcelar.

Este artigo teve o objetivo de esclarecer algumas das suas dúvidas quanto ao imposto imobiliário. Se suas dúvidas sobre o IPTU 2019 persistirem, entre em contato conosco através dos comentários pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPTU 2019 DÍVIDA ATIVA – O que é, Valor – Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *