IPTU 2019 DF → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Sempre que se inicia um ano novo, os contribuintes do Brasil inteiro começam a se preocupar com os impostos e tributos que precisam ser pagos, e com os contribuintes que residem no Distrito Federal não é diferente, especialmente no que diz respeito ao IPTU 2019 DF.

Tributo que pode ser pago no início do ano de modo integral, com um pequeno, mas importante desconto, ou que pode ser pago de modo parcelado, o IPTU DF necessita de programação por parte dos contribuintes que desejam evitar transtornos.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo nós vamos mostrar em detalhes tudo sobre o IPTU 2019, dando dicas sobre como pagá-lo, sobre como realizar a consulta do valor e sobre como emitir segunda via, entre outras coisas. Prestem muita atenção!

IPTU 2019 DF

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU em todo o Brasil, e conhecido como IPTU DF pelos contribuintes do Distrito Federal, foi criado como uma taxa que é paga sobre um imóvel ou terreno dentro da zona urbana do município ou em sua extensão.

IPTU 2019 DF

Ele é cobrado de pessoas físicas e também de pessoas jurídicas que tenham propriedade, e seus recursos arrecadados são repassados integralmente para os cofres da prefeitura, que passa a usá-los como forma de arcar com as despesas e contas do município.

Leia Também:

O IPTU 2019 DF é regulado de acordo com a lei do Distrito Federal, exatamente como ocorre com os demais impostos similares que são cobrados em outros municípios em todo o Brasil, que respeitam a regulamentação da lei ordinária de cada município.

Como emitir segunda via IPTU 2019 DF

Por ser um imposto importantíssimo para a receita do município, o IPTU DF precisa estar sempre com os pagamentos em dia, inclusive para que os contribuintes possam evitar problemas e transtornos, tais como multas por atraso nos pagamentos, por exemplo.

IPTU 2019 DF

E no caso de extravio de boleto ou de perda do mesmo por parte do contribuinte, a boa notícia é que será possível emitir a 2 via IPTU DF de modo rápido e prático, pela internet, siga o passo a passo a baixo e confira como emitir:


Passo 1: Acesse o site por meio do link: (www.fazenda.df.gov.br) e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2: Logo na página inicial o contribuinte já terá a opção de realizar a consulta dos boletos que deseja emitir segunda via, sendo necessário inserir o número de inscrição, selecionar o tipo de tributo, o ano de exercício e escolher entre DAR do Exercício ou DAR Dívida Ativa.


Passo 3: A consulta também poderá ser feita por exercício (ano)ou por dívida ativa, bastando clicar em “Executar” depois de preenchidos todos os campos corretamente.


Consulta IPTU 2019 DF

O IPTU DF, assim como ocorre praticamente com todos os impostos do gênero, necessita estar em dia, e o contribuinte precisa se programar para conseguir pagar dentro das duas opções: parcela única com desconto, ou parcelado.

IPTU 2019 DF

Portanto, será fundamental para o contribuinte que ele saiba como proceder para consultar o valor do IPTU 2019 DF, num procedimento que poderá ser feito no mesmo link utilizado para realizar a emissão de segunda via de boleto.

Leia Também:

Colocando o número de inscrição, escolhendo o tipo do tributo, selecionando o ano em exercício e seguindo basicamente os mesmos procedimentos, o contribuinte conseguirá visualizar os valores, e poderá consultar se há algo em aberto ou não, para que possa regularizar qualquer tipo de pendência.

Pagamento IPTU 2019 DF

IPTU 2019 DF

Para evitar qualquer tipo de problema legal, o contribuinte do Distrito Federal deverá manter os pagamentos do IPTU DF em dia, procurando se programar e optando pela melhor forma que se adéqua ao seu orçamento a fim de evitar multas e atrasos.

E o contribuinte residente no Distrito Federal que deseja deixar seu IPTU 2019 DF rigorosamente em dia precisa saber como proceder para pagá-lo, já que há mais de uma maneira de realizar os pagamentos deste importante tributo municipal. São elas as seguintes:

(1) Pagar pela internet, utilizando, para realizar esta operação, o número de inscrição do imóvel, entre outras coisas;

(2) Autorizar o débito em conta-corrente, necessitando de cadastro prévio por parte do contribuinte;

(3) Pagar utilizando o código de barras que está presente no boleto ou que pode ser visualizado no site http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=30;

(4) Pagar diretamente no autoatendimento dos caixas eletrônicos localizados nas agências bancárias.

Pois bem, caberá ao contribuinte observar qual destas formas de pagamento lhe será a mais interessante, para lançar mão dela e evitar qualquer tipo de atraso na hora de pagar este importante tributo do município.


O IPTU DF representa uma das mais importantes receitas do governo do Distrito Federal atualmente, sendo responsável por uma boa parcela dos valores que entram nos cofres públicos, e por conta disto, é considerado um imposto vital pelo governo.

E os contribuintes precisam se programar para evitar atrasos, pois o IPTU 2019 DF é um imposto anual que deve figurar na lista das contas fixas de todas as famílias residentes no Distrito Federal.