IPTU 2019 CURITIBA → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

O IPTU 2019 Curitiba é cobrado todos os anos de contribuintes que são pessoa física ou que são pessoa jurídica que possuem algum imóvel ou terreno em sua propriedade dentro da zona urbana ou em sua extensão e limite.


Por se tratar de um tributo municipal obrigatório, o IPTU Curitiba precisa ser pago pelos contribuintes anualmente, sendo que há sempre duas opções de pagamento para todos: parcela única (pagamento do total à vista) ou parcelamento.

E como exige programação por parte dos contribuintes, é importante demais que todos procurem conhecer o IPTU 2019 em todos os seus detalhes de funcionamento. E por este motivo, nós convidamos a todos para acompanhar as próximas linhas deste artigo, pois elas serão bem esclarecedoras sobre este tema.

IPTU 2019 Curitiba


O Imposto Predial e Territorial Urbano, que é mais conhecido pelos curitibanos como IPTU Curitiba, é um imposto cuja cobrança está prevista pela Constituição Federal do Brasil, e que é de competência do município.

IPTU 2019 CURITIBA

Todos os municípios brasileiros cobram o IPTU de seus cidadãos, e isto não é diferente em relação ao IPTU 2019 Curitiba, que tem seus recursos repassados para os cofres da prefeitura do município, sendo importante fonte de receita.

Leia Também:

Obras e melhorias de infraestrutura da cidade, bem como pagamento de serviços importantes, praticamente tudo que movimenta e faz com que as engrenagens municipais funcionem plenamente se origina nos recursos gerados pelo pagamento do IPTU Curitiba por parte dos contribuintes.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Curitiba

O carnê com os boletos para o pagamento do IPTU Curitiba, com as opções de pagamento disponíveis (à vista ou parcelado) é enviado anualmente pela prefeitura aos seus contribuintes por meio dos correios.

No entanto, sempre que um extravio deste carnê ou a perda ocorrem, o contribuinte, para não perder o prazo para efetuar o pagamento, terá a chance de solicitar a emissão da segunda via IPTU Curitiba.

IPTU 2019 CURITIBA

Pois o procedimento é bem simples, bastando ao contribuinte seguir o passo a passo abaixo. Confira:


Passo 1: Acesse o seguinte link: (www.curitiba.pr.gov.br) espere a pagina carregar completamente e logo após procure pela opção “Indicação Fiscal”.


Passo 2: Depois de preencher os campos correspondentes e colocar a data de vencimento, o contribuinte deverá clicar na opção “DAM”, para que uma nova página se abra com a guia de pagamento correspondente.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 3: A segunda via IPTU 2019 Curitiba deverá ser salva em forma de arquivo em PDF, para que seja posteriormente impresso, permitindo então que o pagamento seja finalmente efetuado pelo contribuinte, regularizando qualquer tipo de pendência junto à prefeitura.


Consulta IPTU 2019 Curitiba

Importante demais para que o contribuinte não se atrapalhe na hora de pagar o IPTU Curitiba, a programação poderá ser feita por meio de uma consulta simples que é realizada pela internet, diretamente no site da prefeitura da capital do Estado do Paraná.

IPTU 2019 CURITIBA

Primeiramente, o contribuinte que deseja consultar o valor do IPTU 2019 Curitiba deverá acessar o site da prefeitura e seguir os passos:


Passo 1: Procure pela aba “Serviços para o cidadão”, clicando nela.


Passo 2: Procure pela opção “IPTU”, procurando clicar no link que está posicionado ao final da página, para depois, selecionar a opção “Indicação Fiscal”, procurando preencher corretamente todos os campos em aberto, para depois clicar em “DAM”.


Passo 3: O contribuinte será direcionado para uma nova página, na qual poderá conferir as informações pertinentes ao valor do IPTU Curitiba, podendo se programar em relação aos valores em aberto ali demonstrados.


Pagamento IPTU 2019 Curitiba

IPTU 2019 CURITIBA

Pois bem, para o contribuinte curitibano, manter o pagamento do IPTU Curitiba em dia será de fundamental importância, e uma das coisas mais importantes para garantir isto será saber como e onde pagá-lo.

O carnê de pagamento com os boletos do IPTU Curitiba poderá ser pago (parcela única ou parcelado) em agências bancárias das instituições financeiras autorizadas a receber este pagamento ou em casas lotéricas.

Leia Também:

As instituições que são autorizadas a receber os pagamentos do IPTU 2019 Curitiba são as seguintes:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Mercantil do Brasil;
  • Citibank;
  • Sicredi;
  • Sicoob.

O pagamento poderá ser feito diretamente nas agências, ou pelo internet banking, tendo ainda a opção de realizar por meio de débito em conta-corrente, sendo necessário verificar a disponibilidade para tal.

E o contribuinte também poderá fazer o pagamento do IPTU Curitiba por meio do código de barras que está disposto no boleto de pagamento enviado pela prefeitura pelos correios.


Portanto, com todas estas informações importantíssimas sobre o IPTU Curitiba, o contribuinte não terá desculpa para se esquecer de pagar ou deixar de se programar para efetuar seus pagamentos, lembrando que será por meio destes valores que a prefeitura poderá melhorar a qualidade de vida da população como um todo.

Portanto, se você reside em Curitiba e possui um imóvel ou terreno na zona urbana da cidade, você precisa se programar e se atentar para pagar o IPTU 2019 Curitiba em dia e evitar multas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *