IPTU 2019 CONTAGEM → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Sempre que começa um novo ano, os contribuintes brasileiros começam a se movimentar para pagar as contas de início de ano, especialmente os impostos e tributos obrigatórios, e com os contribuintes de Contagem, em Minas Gerais, não é diferente, especialmente no que diz respeito ao IPTU 2019 Contagem.


Imposto importantíssimo para a saúde das finanças do município, o IPTU Contagem representa uma das mais fundamentais fontes de receita para esta que é uma das mais importantes cidades do Estado de Minas Gerais.

Portanto, se você reside nesta cidade e deseja saber mais sobre o IPTU 2019, leia atentamente as próximas linhas deste artigo, pois nelas você irá encontrar tudo que é necessário saber sobre este tributo.

IPTU 2019 Contagem


Muitas pessoas que pagam este tributo simplesmente não sabem para que ele serve, portanto, agora nós vamos mostrar quais são as principais serventias para os recursos gerados pelo IPTU Contagem.

Dentre as principais, está o investimento em melhorias de infraestrutura para a cidade, já que os recursos podem ser repassados para programas de recapeamento de ruas e avenidas e para obras, entre outras coisas.

IPTU 2019 CONTAGEM

Outra utilidade para os recursos gerados pelo IPTU 2019 Contagem tem a ver com o pagamento de serviços de primeira necessidade para a população, tal como a coleta de lixo das residências e empresas e também a iluminação pública, entre outros.

Leia Também:

Portanto, é correto afirmas que o IPTU Contagem serve para muitas coisas, sendo peça mais do que importante para o bom funcionamento da cidade de Contagem como um todo.

Como emitir segunda via IPTU 2019 Contagem

Por ser tão importante para a cidade, o IPTU Contagem precisa sempre estar em dia, e os pagamentos deverão ser feitos corretamente e dentro dos prazos de vencimento, tanto para a opção de parcela única (pagamento do total à vista) quanto para a opção do pagamento parcelado.

No entanto, caso o boleto enviado pela prefeitura através dos correios seja perdido ou extraviado, o contribuinte terá a oportunidade de emitir a segunda via IPTU Contagem, num procedimento extremamente simples. Acompanhe o passo a passo a seguir:

IPTU 2019 CONTAGEM


Passo 1: Acessando o link a seguir (receita.contagem.mg.gov.br), procurando pela opção que permite a emissão de segunda via IPTU 2019 Contagem para pagamento, clicando sobre ela para ser direcionado para a página correspondente à solicitação.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 2: Nesta página, o contribuinte deverá optar por uma das três formas de realizar a emissão: informando Índice Cadastral e Código de Acesso (a mais fácil), informando o Índice Cadastral e o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel ou informando o CPF/CNPJ do proprietário do imóvel e o CEP do imóvel.


Consulta IPTU 2019 Contagem

E para quem deseja se programar para efetuar os pagamentos em dia do IPTU Contagem, ou para quem deseja saber quais são seus débitos em aberto junto à prefeitura do município, saber como consultar o valor do IPTU Contagem será imprescindível.

Pois o procedimento para realizar a consulta do valor do IPTU 2019 Contagem é basicamente o mesmo realizado para solicitar a emissão de segunda via para pagamento que mostramos no tópico anterior.

IPTU 2019 CONTAGEM

Portanto, o contribuinte deverá procurar seguir basicamente os mesmos passos do procedimento anteriormente mostrado, para que ao final do processo, consiga visualizar os valores em aberto e consultá-los com toda a comodidade possível.

Outra forma será acessar o link citado anteriormente, procurando pela opção “Consulta Lançamento”, para visualizar os lançamentos pertinentes ao IPTU Contagem, bastando para isto informar o Índice Cadastral e o Código de Acesso, que deverão ser inseridos nos campos correspondentes, clicando depois disto em “Consultar Lançamento”.

Pagamento IPTU 2019 Contagem

IPTU 2019 CONTAGEM

O IPTU Contagem necessita estar sempre em dia, sendo importante para o contribuinte, procurar manter os pagamentos corretamente, para evitar sanções legais, ações judiciais e multas por atraso.

E a pergunta que os contribuintes podem se fazer é a seguinte: como pagar o IPTU Contagem? Sendo a resposta muito simples: através do boleto enviado pela prefeitura pelos correios, em agências bancárias das instituições financeiras autorizadas a recebê-lo ou em casas lotéricas.

As instituições financeiras autorizadas a receber os pagamentos do IPTU 2019 Contagem são as seguintes:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Mercantil do Brasil;
  • Bancoob.

Será importante entender que, exceção feita ao Banco do Brasil e o Itaú, em todos os demais, correntistas poderão solicitar o pagamento por meio do débito em conta-corrente, que deverá ser autorizado pelo próprio contribuinte.

Além destas opções, o contribuinte também poderá pagar o IPTU Contagem pela internet e através do código de barras presente no boleto enviado pela prefeitura através dos correios.

Leia Também:

Uma coisa é certa, será fundamental para o contribuinte que ele procure efetuar o pagamento do IPTU 2019 Contagem corretamente e dentro dos prazos de vencimento, para evitar problemas.


Portanto, agora que você já sabe basicamente tudo que é necessário saber sobre o IPTU Contagem, não haverá motivo para atrasar seus pagamentos, não é mesmo?

Caso tenha alguma dúvida a respeito do IPTU 2019 Contagem deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais vb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *