IPTU 2019 CAMPINAS → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Considerada a capital do interior, Campinas é uma das cidades mais importantes do rico Estado de São Paulo, e tem muito de sua riqueza medido pelo importante aporte financeiro oriundo da arrecadação proporcionada pelo IPTU 2019 Campinas.


Tributo importante, o IPTU Campinas é um dos principais responsáveis por esta cidade ser considerada uma das que oferece melhores condições de moradia, melhor qualidade de vida e melhor infraestrutura de todo o estado.

Portanto, dada a sua importância, nós vamos mostrar nas próximas linhas deste artigo como o IPTU 2019 funciona, dando importantes informações sobre como pagá-lo e sobre como consultar valores, entre outras coisas. Preste muita atenção!

IPTU 2019 Campinas


Pode parecer estranho e difícil de acreditar, mas anda há pessoas que simplesmente não sabem para que serve o IPTU Campinas, e por este motivo, nós vamos explicar melhor as serventias principais deste tributo.

Seguindo o que está previsto na Constituição Federal do Brasil, que diz que o Imposto Predial e Territorial Urbano deverá ser cobrado de contribuintes que sejam pessoa física, ou pessoa jurídica, o IPTU Campinas é cobrado de quem tem posse de imóvel ou terreno dentro dos limites da chamada zona urbana do município

IPTU 2019 CAMPINAS

O valor arrecadado pelo IPTU 2019 Campinas é repassado para que a prefeitura possa investir em melhorias na infraestrutura da cidade, além de também servir para pagar por serviços básicos que impulsionam a cidade. São eles os seguintes:

  • Serviço de coleta de lixo;
  • Iluminação pública (manutenção e ampliação do atendimento);
  • Recapeamento de ruas e avenidas em diversas regiões da cidade.

Portanto, é correto afirmar que o IPTU Campinas é muito mais importante do que se pode imaginar, sendo fundamental para que as contas públicas possam estar sempre em dia e para garantir que a cidade literalmente siga funcionando.

Leia Também:

Como emitir segunda via IPTU 2019 Campinas

Pois dada a sua importância para a saúde financeira do município, o IPTU Campinas necessita que seus contribuintes estejam sempre com os pagamentos rigorosamente em dia, para que eles evitem a queda na qualidade dos serviços prestados pela prefeitura e para que não sofram com multas ou com sanções.

Portanto, sempre que o carnê com os boletos de pagamento do IPTU Campinas sofrer algum tipo de atraso no envio pelos correios, ou quando ele for extraviado ou simplesmente, quando o contribuinte perdê-lo por algum motivo, haverá a oportunidade de emitir a segunda via.

IPTU 2019 CAMPINAS

Para realizar a emissão da segunda via IPTU Campinas o contribuinte deverá seguir o passo a passo a seguir. Acompanhe!!

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 1: Solicite através do site (iptu.campinas.sp.gov.br) sendo necessário que o contribuinte tenha em mãos o número de inscrição do imóvel em questão.


Passo 2: Este número importante de identificação deverá ser digitado no campo correspondente, para que, depois disto, o contribuinte digite também o código de segurança, para, ao final do processo clicar na opção “Emitir 2ª Via”.


Passo 3: A janela com as guias do IPTU 2019 Campinas será aberta, bastando que o contribuinte salve a que for de seu desejo em PDF, para depois disto, imprimi-la para que possa efetuar o pagamento do valor em aberto.


Consulta IPTU 2019 Campinas

Importante demais para manter o pagamento deste importante tributo sempre em dia que o contribuinte procure se programar em relação aos valores que terá que arcar para quitá-lo, para evitar multas e sanções em virtude do atraso no pagamento.

IPTU 2019 CAMPINAS

E uma boa forma de conseguir fazer isto será por meio da consulta do valor do IPTU Campinas, que poderá ser feito por meio de um procedimento simples e bem rápido, procurando acessar o site oficial da prefeitura de Campinas para dar início.

Leia Também:

Após isto, bastará digitar o número da inscrição do imóvel em questão e digitar o código de segurança, para em seguida clicar na opção “Consultar”, conseguindo acessar não apenas o valor do IPTU 2019 Campinas, mas também as datas de vencimento e muitas outras informações pertinentes ao tributo.

Pagamento IPTU 2019 Campinas

E para manter em dia todos os pagamentos do IPTU Campinas, será de fundamental importância para o contribuinte procurar saber como proceder para pagar o tributo, bem como saber também em quais locais ele poderá ser pago.

É importante ressaltar que sempre haverá pelo menos duas opções para quem desejar pagar o IPTU 2019 Campinas:

(1) Pagamento em parcela única (valor total do tributo com desconto de 8% se for pago dentro do vencimento);

(2) Pagamento parcelado (desconto de 3% quando pago em dia).

O IPTU Campinas poderá ser pago em agências bancárias e em casas lotéricas, sendo que também haverá a possibilidade de efetuar o pagamento pelo internet banking ou através do código de barras.


Portanto, se você é um contribuinte que reside nesta cidade tão importante do Estado de São Paulo, você precisa saber basicamente tudo sobre o IPTU Campinas, e precisa garantir que seu pagamento esteja sempre regularizado.
Em caso de atraso nos pagamentos, o contribuinte poderá ter a cobrança de multa e até algumas sanções judiciais.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPTU 2019 CAMPINAS → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *