IPTU 2019 BH → Segunda Via, Consulta, Prefeitura – (2 Via)

Todos os anos os contribuintes residentes na capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, se programam para realizar os pagamentos dos principais tributos, e dentre os mais importantes figura o IPTU 2019 BH.

É fundamental para o bom andamento do orçamento familiar que haja programação e organização na hora de efetuar os pagamentos, e o IPTU BH está, em muitos casos, no topo da lista em importância para muitos dos contribuintes mineiros.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos conhecer um pouco mais sobre o IPTU 2019, dando detalhes sobre seu funcionamento, sobre como efetuar os pagamentos e consultas, auxiliando, desta forma, a vida de muitos contribuintes residentes na capital mineira. Vamos ver mais!

IPTU 2019 BH

O Imposto Predial e Territorial Urbano, também chamado de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo que contribuintes brasileiros pagam anualmente para os municípios, gerando uma importante receita para os mesmos.

IPTU 2019 BH

O IPTU BH é cobrado tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas, sendo o principal motivo para a cobrança a propriedade de imóvel que esteja situado dentro da zona urbana da cidade de Belo Horizonte ou em sua extensão.

Leia Também:

Ele serve para que o município tenha uma importante fonte de receita para que investimentos em infraestrutura, entre outras coisas, sejam realizados, permitindo que a prefeitura possa manter suas próprias contas em dia e com boa saúde financeira.

Como emitir segunda via IPTU 2019 BH

Por ser um imposto de suma importância para as contas do município e por permitir que seja feita a fiscalização sobre o estado das propriedades privadas localizadas em diferentes áreas da cidade, o IPTU BH deverá estar com seus pagamentos sempre em dia.

Por este motivo, será fundamental para o contribuinte saber quais são os procedimentos para conseguir emitir a segunda via IPTU 2019 BH, em casos de extravio ou perda do boleto que é enviado pelos correios pela prefeitura.

IPTU 2019 BH

Para emitir a segunda via IPTU Belo Horizonte e manter os pagamentos em dia deste importante tributo, bastará ao contribuinte seguir o passo a passo a seguir. Acompanhe!!


Passo 1. Acesse o seguinte link oficial da prefeitura de Belo Horizonte, que é o (prefeitura.pbh.gov.br) e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2. Nesta página haverá uma opção dizendo “Para obter a segunda via do IPTU 2019 BH, clique aqui”, sendo que ao clicar nesta opção, o contribuinte será direcionado para outra página, na qual terá de inserir alguns números pertinentes ao IPTU BH.


Passo 3. O contribuinte deverá inserir nos campos em branco o Índice Cadastral, o CPF ou CNPJ do titular, o CEP do imóvel e depois disto, digitar os caracteres de segurança para executar a pesquisa. Os boletos em aberto aparecerão em seguida, com a opção de impressão para que sejam pagas as segundas vias.


Consulta IPTU 2019 BH

Outro ponto que jamais poderá ser ignorado pelo contribuinte em relação a este tributo tão importante refere-se ao seu valor, sendo muito importante que se saiba como proceder para realizar a consulta do valor do IPTU 2019 Belo Horizonte.

IPTU 2019 BH

A consulta poderá ser feita de modo bem simples e prático através do site oficial da prefeitura de Belo Horizonte.

Leia Também:

A consulta do valor do IPTU BH poderá ser feita de modo bem parecido com o procedimento para emitir segunda via, pois o caminho será basicamente o mesmo, já que para emitir a segunda via de boleto é preciso consultar o valor do tributo.

Pagamento IPTU 2019 BH

IPTU 2019 BH

Agora vamos saber mais sobre as diferentes formas de pagar o IPTU 2019 BH, lembrando que para quem pagar antecipadamente o valor total em parcela única haverá um desconto de 5% e neste ano o prazo para fazer isto foi até 22 de janeiro de 2018 (o mesmo prazo para quem desejava antecipar duas ou mais parcelas).

Pois bem, para quem deseja saber como pagar o IPTU BH e manter as contas em dia, evitando transtornos e cobrança de multas, aqui vão as opções disponíveis atualmente dentro das regras estipuladas pelo município:


01. É possível efetuar o pagamento do IPTU BH diretamente nos caixas eletrônicos, por meio do autoatendimento.


02. O contribuinte também poderá efetuar o pagamento do IPTU BH através do código de barras que está presente nos boletos que são enviados pela prefeitura de Belo Horizonte (eles também podem ser obtidos pela internet, diretamente no site da prefeitura).


03. O pagamento também poderá ser efetuado pela internet, sendo imprescindível que o contribuinte tenha em mãos o Índice Cadastral do imóvel, entre outras coisas.


04. E por fim, o contribuinte poderá pagar por meio de debito automático, sendo necessário fazer o cadastro do tributo no banco onde possui conta-corrente de maneira prévia.


Portanto, agora que você já tem todas as informações necessárias para entender mais sobre o IPTU BH, você não correrá mais qualquer tipo de risco de perder os prazos de pagamentos, e poderá manter este tributo em dia.

Caso tenha ficado alguma dúvida referente ao IPTU 2019 BH deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *