Como Consultar o valor do IPTU 2019 → Segunda Via, Dívida Ativa

Todo início do ano as pessoas começam a ouvir várias notícias sobre os impostos que precisam ser pagos e o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, é um deles.


Mas você sabe o que significa pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano ou como consultar o valor do IPTU 2019? Caso não, separamos neste artigo algumas respostas para as principais dúvidas sobre esse imposto.

O que é o IPTU 2019?


O Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto municipal que deve ser pago por todos os brasileiros que possuem imóveis. O imposto é cobrado pelo município sobre todas as propriedades imobiliárias como casa, terrenos, apartamento, prédios comerciais ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

Todas as prefeituras do país precisam cobrar este imposto e cada cidade escolhe seus critérios para cobrança. O valor pode variar segundo a avaliação do imóvel.

CONSULTA IPTU 2019

É importante citar que todo o valor recolhido pelas prefeituras do IPTU 2019 pode ajudar no crescimento da cidade, pois é utilizado em obras e em outras diversas melhorias para a população.

Caso você seja dono de um imóvel alugado, o responsável pelo pagamento do IPTU 2019 é você, pois é em seu nome que o boleto de pagamento será enviado e se houver atraso, a multa com a prefeitura também é feita em seu nome. O locatário pode fazer o pagamento do IPTU para o dono do imóvel, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.

Como consultar o valor do IPTU?

Depois de ter lido nossas linhas acima, agora, você já sabe como é importante manter o IPTU regularizado. Mas e o valor deste imposto, você sabe calcular? Caso não, fique atento à nossa orientação a seguir.

O valor considerado será o valor venal do imóvel, que diz respeito ao valor sobre o qual ele foi comercializado. É importante lembrar que também serão considerados as características do imóvel, do terreno, do bairro, entre outros fatores, que variam de acordo com o município.

O cálculo do IPTU 2019 também se aplica a idade do imóvel (progressividade de alíquota de tempo). É quase padrão o imposto ir diminuindo a medida que o imóvel se torna mais desvalorizado com o passar do tempo.

Para consultar o IPTU você pode acessar o site da prefeitura da sua cidade ou da Secretaria da Fazenda do município. Em geral, logo na primeira página desses sites tem um link para o IPTU.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Como emitir segunda via IPTU

IPTU 2019A segunda via do IPTU 2019 pode ser emitida em casos de não recebimento, extravio ou perda da Notificação de Lançamento do IPTU ou da prestação mensal do imposto (boleto para pagamento).
No site da prefeitura de sua cidade, é muito simples encontrar o link para fazer a emissão da 2ª via do imposto, basta acessar o tópico IPTU e este te levará para a página adequada.

É preciso ficar atento ao prazo de pagamento desse imposto, pois após o vencimento o sistema já calcula os acréscimos legais como multas. Atrasar o IPTU pode também resultar em inscrição do débito na Dívida Ativa, questão que você irá entender melhor no próximo tópico.

IPTU 2019 Dívida Ativa

IPTU 2019Se você não pagar algum imposto, a exemplo do Imposto Predial e Territorial Urbano, o débito pode ser inscrito na Dívida Ativa e isso significa que você vai ficar devendo ao governo, o que não é nada bom. Confira as próximas linhas do nosso artigo e saiba tudo sobre dívida ativa e como regularizar seu IPTU 2019.

Dívida ativa é o nome que se dá aos débitos de pessoas físicas e jurídicas junto à Fazenda Pública, nas esferas Municipais, Estaduais ou Federais, ou seja, em outras palavras, é, basicamente, todas as contas que deixamos de pagar ao governo e isso pode trazer muitas consequências como multas e taxas ao cidadão. E isso acontece quando não pagamos o IPTU 2019.

Se infelizmente você atrasou o IPTU 2019, calma, pois o débito pode ser regularizado a qualquer momento de forma integral ou parcial.

Quando você for pagar sua dívida, vale a pena perguntar ao órgão responsável se é possível fazer o parcelamento. Mas a dica é tentar negociar para pagar o valor à vista, pois pode ser mais vantajoso para o seu bolso. Algumas prefeituras têm políticas de descontos.

Para quitar o débito, você deve procurar a Prefeitura do município onde se localiza o imóvel. Lá, um boleto será emitido e depois do pagamento feito você se livra da inscrição na Dívida Ativa e o imóvel fica totalmente de acordo com as leis de impostos do país.


É bom lembrar que pagar o IPTU 2019 em dia pode ajudar ainda mais na infraestrutura da sua cidade e não traz preocupações com atrasos e dívidas. Sendo assim, fique atento às datas de pagamento para não ser inscrito na dívida ativa.

Este artigo teve a finalidade de informar tudo sobre o IPTU 2019, mas se suas dúvidas persistirem, entre em contato conosco através dos comentários, pois assim que for possível iremos te responder. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *